quarta-feira, 11 de julho de 2007

"A semente da vitória", de Nuno Cobra

Nuno Cobra, autor de "A semente da vitória" foi treinador de Ayrton Senna, e de outros famosos. Formado em Educação Fisíca pela USP, ele analisa o ser humano nos seguintes aspectos: fisíco, emocional, espiritual e mental.
Por diversos ângulos, Nuno mostra como o ser humano é capaz de afogar suas mágoas na comida, nos exercícios fisícos, abalando totalmente seu sistema mental e consequetemente o espiritual. De acordo com o autor, cada um desses aspectos são dependentes, se um não anda bem, os outros também tendem a não ficar equilibrados.
Referente à comida, Nuno diz que por problemas em geral mal resolvidos as pessoas procuram no alimento a solução. E com isso, elas acabam por aumentar de peso, provocar problemas de saúde, como por exemplo: o aumento do colesterol, hérnias, nódulos, etc.
Já quando Nuno relata sua análise acerca do ponto de vista dos exercícios fisícos, ele afirma que muitas pessoas fazem grandes quantidades de exercícios, que o fisíco das mesmas não suportam. Um garoto que malha sem parar, faz muitas séries de atividades fisícas, não dar um tempo suficiente para o descanso do corpo, o mesmo tende a provocar também sérios problemas de saúde.
Falando-se do aspecto mental, Nuno observa em um fato cotidiano: quando ficamos parados e olhando para algum local ou para alguma coisa sem pensar em nada. Nesse simples exemplo, o autor julga ser a hora que a nossa mente está descansando, pois são muitos pensamentos e filmes passando a todo instante.
Finalmente, chegando ao ponto espiritual, Nuno termina seu livro dizendo que todos os seres humanos necessitam meditar, seja em qual lugar for. O local é uma escolha livre. Pode ser na beira da praia, num quarto, em qualquer lugar, contanto que todos estejam se sentindo a vontade e livres para elevar a força da nossa única grandeza que é o espiríto.

2 comentários:

Gabrielle Carrera disse...

Nicaaaa!!

Mto massa o blogg enteiroo!!!!!!

beeeeeeijo!!

Te amuhh!

Gabii

Rafaela Manzo disse...

Niquita, teu blog é sempre uma delícia de ler, prima!! Bom falar contigo essa semana, viu? Te adoro demais, moça linda!! Beijo!!