quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Lançamento do livro "Novos Olhares", de Zeca Camargo



Ontem, às 19 horas, o apresentador e repórter do Fantástico, Zeca Camargo lançou seu livro "Novos Olhares". O evento aconteceu na Livraria Saraiva, no Shopping Salvador.
"Novos Olhares", quer dizer uma nova forma de enxergar as facetas da sociedade. A obra é constituída por análises de vinte e quatro autores nacionais e internacionais, acerca de temas do nosso cotidiano, como por exemplo: Educação e Filhos, Sexo, Minorias e Direitos Civis, Meio Ambiente, Arquitetura, Memória e Imaginação, Física, Religião, Vida Digital e Multicuturalismo.
Segundo Zeca Camargo, a idéia de produzir o livro, surgiu a partir de uma leitura à obra do filósofo ganense Kwame Anthony Appiar sobre cosmopolitismo. Daí, propôs a si mesmo um desafio: lançar um olhar diferente para temas do cotidiano.
Participaram da obra o psicólogo Barry Schwarts, o romancista-filsófo Allain de Botton, o antropólogo Roberto da Matta, o psicanalista Roberto Gambini, entre outros especialistas dos respectivos temas.
Na verdade, "Novos Olhares" é uma transcrição de entrevistas, da série Novos Olhares, do Fantástico. Como uma forma de pensar de maneira diferente a sociedade contemporânea, Zeca firma um contrato com a Globo Universidade, na qual jornalistas e acadêmicos discutem a importância de aplicar as teorias e assuntos relacionados ao nosso cotidiano, com objetivo de incentivar o público em geral, na busca da verdadeira realidade e identidade.
Durante sua noite de autógrafos, na Saraiva, Zeca Camargo com sua simpatia fala sobre sua obra "Novos Olhares". Bastante empolgado apresenta três reportagens: "Minorias e Direitos Civis", "Preconceito e Homofobia", e "Multiculturalismo". Basicamente, a idéia desses temas era realmente mostrar as desigualdades sociais, à aceitação de uma cultura, o preconceito racial e religioso ainda existente em nossa sociedade, que finge-se adotar leis de igualdade.

Curiosidades sobre Zeca Camargo

O apresentador e repórter é formado em Administração de empresas, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo. Iniciou sua carreira na Folha de São Paulo, teve pela passagem pela MTV (Music Television). Atualmente, é responsável pelas reportagens e edição das séries "Novos Olhares", do Fantástico.
Já viajou para 72 países do mundo todo.

4 comentários:

Anônimo disse...

interessante nique seu texto de zeca camargo!realmente a sociedade tem que estar em sintonia com os acontecimentos...sua realidade! não apenas pela busca de uma identidade, mas no seu papel quanto cidadão atuante nas milhares de questãoes contraditórias que fazem parde de um cotidiano que na vida...na loucura da vida de uma sociedade moderna passam tão despercebidas por nós. estar em contato com o outro nos faz refletir e pensar quem somos nós e o que podemos fazer para contribuir para tais mudanças.concordar com uma tranformação talvez não seja tão dificil, a questão é fazer parte dela!!!!

perfect!!!! rsrsrsrsr
te amo!!!
bju

Giselle Britto disse...

tá massa o texto, não sei nem o que falar de tão emocionada.
rsrsrsrsrs!
mas o livro parece ser interessante, porém a preguiça é grande de ler :D
ficou interessante mesmo.

Beijos, beijos ;**

Anônimo disse...

Parabéns pela cobertura. Pelo visto não perdi muita coisa com o Zeca.

Anônimo disse...

indirect pending fdrus campaigned moon agenda boundaries abbiatti benign fingerprints winning
semelokertes marchimundui