quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Origem do povo cigano

Ao pesquisar e analisar a história de um povo, usamos como ferramentas de estudo, documentos escritos, fotografias, ao lado de outros elementos como, arquitetura da época, pintura, objetos (os mais diversos), inclusive de uso doméstico que reconstroem toda a narrativa de um conjunto de indivíduos e costumes que habitam numa mesma região.
Em relação aos documentos escritos, temos os papiros, pergaminhos, papel de arroz, livros, poemas, mapas, marcas de rituais e oferendas.
Até os dias atuais, não existe uma linguagem escrita para decifrar a verdadeira origem do povo cigano, dificultando os estudos. Tudo que se tem não passa de meras conjecturas, similaridades e suposições. A hipótese mais aceita é de que o povo cigano teria surgindo na Indía Antiga, dois ou três mihões A.C.
Nessa época, o idioma falado e escrito pelos indianos era o "sânscrito", uma das mais antigas línguas do mundo. O sânscrito é comparado com o idioma falado pelos ciganos, e encontraram um sem-número de termos com os mesmos significados.
O gosto pelas roupas vistosas e coloridas, os princípios religiosos (como a crença na reecarnação e na existência de um Deus Pai e Absoluto) reforçam a hipótese citada acima. Para os ciganos, a religiosidade é um fator fundamental, pois norteia muito de seu comportamento, impõe regras que devem ser respeitadas e obedecidas.
A santa de devoção dos ciganos é a SANTA SARA KALI. Ela é considerada como uma deusa, ou seja, Mãe Universal, a alma Mater, a Sombra da Morte. Sua pele é negra. A mesma distribui bençãos ao povo, a família, aos acampamentos, aos alimentos, também tendo uma força destruidora,capaz de aniquilar poderes negativos que possam prejudicar a nação cigana.

2 comentários:

Dona Preta disse...

Ehhhhhhhhh cigana vi que andou procurando pela sua origem. Tá vendo vira e mexe vc senti vontade de mudar....Roda gira, tudo gira e o vento de Inasã nos leva para o lado de lá....ísegum guerreira

Regis disse...

Oiii, lindo blog o seu... Esse blog é um codigo da alma relmente... PRABÉNS...Dar uma olhadinha no meu: http://regispoeta.blogspot.com