sábado, 26 de janeiro de 2008

Caso para cientista desvendar



Muitos historiadores ainda discutem sobre a origem da capoeira. Alguns dizem que essa modalidade veio dos negros angolanos chegados aqui no Brasil, em 1538, através dos portugueses. Já outros, dizem que a capoeira já existia na África, e se chamava N'Golo, não propriamente "capoeira". Outros estudiosos não têem certeza acerca da gênese da capoeira, então preferem não opinar diante disso.
A capoeira de início, foi criada como forma de defesa pessoal dos escravos, em momentos de luta entre eles e os senhores de engenho, ou até mesmo nas suas fugas.
Na fase do governo de Marechal Deodoro da Fonseca, a "capoeiragem" era considerada como um crime, e quem participava das rodas de capoeira em largos, eram chamados de marginais. Dentro disso, os capoeiristas não deixaram de praticar o quê mais gostavam de fazer, e continuaram dando a capoeira um significado maior, aperfeiçoando-a, e trazendo-a modificações para a mesma.
Mas, depois a capoeira foi tornando-se uma mistura de dança, luta e arte por muitos praticantes. E hoje, a capoeira é uma integrante do nosso folclore brasileiro, que é conhecido internacionalmente Isso não significa que já se comprovou a verdadeira história da capoeira. E se formos parar para analisar os fatos, poderemos até chegar em uma conclusão. O quebra-cabeça poderia se unir, mas se tivéssemos fartas informações, que viessem de fontes verdadeiras. O obscuro ainda prevalece. Isso já virou caso para cientista devendar.
Texto publicado no site Lauro City, 2006.
Observação: Saber sobre a verdadeira origem da capoeira, foi minha primeira dificuldade para redigir o memorial descritivo do meu trabalho de conclusão de curso "Mestre Gigante: um "griô" na capoeira baiana.

Um comentário:

Dona Preta disse...

E vc tome vergonha e atualize esse blog.com.br!!!!!!!!!!