terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mudança


Queridos leitores,
Faz mais de uma semana que mudei de residência, ainda me encontro em pleno choque cultural. A mudança foi de Salvador/ BA para Ribeirão Preto/SP. Sair da terra do axé e do clima ensolarado para viver em Ribeirão Preto, conhecida como a terra do chop e do café. No presente momento ainda estou me habituando ao clima frio, ao trânsito maluco, ao sotaque puxado dos paulistas, onde o som do "r" há muita ênfase.
A cidade de Ribeirão Preto é muito organizada e estruturada. Quase não se vê lixo pelo chão, e mendigos não existe aqui. O custo de vida é muito alto, a maioria das pessoas tem carro ou moto. E é muito raro se vê ônibus circulando pela cidade.
O lazer de Ribeirão Preto são as casas noturnas, bares, pizzarias, clubes com piscinas artificiais, cinemas, museus, etc. A praia mais próxima daqui é a de Santos, que leva aproximadamente quatro horas de viagem para se chegar até lá.
As pessoas aqui, são mega educadas e andam sempre muito bem vestidas. Enquanto eu gostava de usar minhas havaianas na Bahia, os paulistas aqui costumam usar botas de couro. Nos meus passeios pela cidade pude observar que o número de baianos em Ribeirão Preto é muito grande.
Já conheci pessoas de Pernambuco, Poções, Minas Gerais, etc.
Ribeirão Preto possui uma pequena taxa de desemprego, o tempo normal de uma pessoa ficar sem emprego aqui é de no máximo dois meses, coisa que na Bahia leva de um ano ou mais. E por incrível que pareça a politíca daqui é regida por muitos baianos.
A cidade é repleta de grandes indústrias. E os centros universitários são todos de renome. Só assim conheci a USP de perto.

2 comentários:

Dona Preta disse...

Eta vidinha mais ou menos...rsrsrs

Dona preta disse...

Miga se mexe atualiza isso aqui bjos e um realizador e feliz, encantador, prospero e muito axé em 2010 para vc visse. xero e estou com muita saudade....