quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sentimento de Posse

O que será na verdade "sentimento de posse"?. A própria palavra "posse",  já nos mostra o que ela significa, é uma forma egoísta de pensarmos que aquele alguém é somente seu, e nunca poderá ser de outro alguém.
Quando achamos que amamos, achamos também que aquela pessoa sempre tem que estar disposta à satisfazer nossas vontades e necessidades. Quer dizer, achamos que a mesma tem obrigações com nossa pessoa. E quando ela não quer satisfazer nossos desejos, ficamos mal humorados, procurando todos os seus defeitos possíveis para exacerbar nossa "birra".
Não podemos pensar em tentar deixar um alguém ao nosso lado por conta do sentimento de posse. Toda pessoa precisa viver sua vida independente de qualquer coisa ou alguém.
Nem devemos fazer esse alguém vivendo como escravo da nossa história, se anulando, sem fazer o que se quer.
É muito chato tornar uma pessoa prisioneira de nossos desejos, dos nossos medos, das nossas angústias, a não ser que de fato exista um relacionamento de cumplicidade e amor.
Mas, isso se torna compreensível aos nossos olhos, pois esse elemento é característico da espécie humana o de ser "egoísta", ou seja, de pensar primeiro em si para depois lembrar dos outros.
"Posse" é bom, na medida certa, e quando se é coerente. Agora, sentimento de posse demais não é legal, por que o mundo e as pessoas não giram a todo tempo ao redor de nós exlusivamente.
Seria o mesmo, que prender alguém numa cadeia, vivendo por viver, com medo de se mostrar, porque sempre acha que o outro é primordial. Deixando sua essência para trás, e abandonando seu próprio eu. Por isso, volto a dizer as pessoas não são propriedades nossas, nem são bonecos, com sentimentos não se brinca.

Nenhum comentário: